Solidariedade a Mumia Abu-Jamal: Cine-debate com o filme MOVE

Cine-debate em solidariedade a Mumia Abu-Jamal e pela liberdade de todos e todas as presas políticas nesta quinta-feira, 19 de outubro. Será exibido o documentário MOVE (49m), seguido de uma roda de conversa. 
Mumia Abu-Jamal é jornalista e militante negro anti-racista estadunidense. Ex-integrante dos Panteras Negras e apoiador da organização MOVE, Mumia foi preso em 9 de Dezembro de 1981, sob a acusação de ter assassinado o oficial de polícia Daniel Faulkner, na Filadélfia. Ao longo de 20 anos de uma incessante batalha judicial, repleta de apelos por um julgamento justo por parte de personalidades e milhares de manifestantes, e apesar da constatação de inúmeras irregularidades em seu processo, a data de sua execução foi várias vezes marcada e depois suspensa. Por mais que as autoridades tentem tratá-lo como um criminoso comum, Jamal é atualmente, o único prisioneiro político dos Estados Unidos condenado à morte, embora não tenha sido o primeiro.
MOVE é um documentário sobre a Organização MOVE e a repressão que sofreram com as políticas racistas e brutais do departamento de polícia da Filadélfia e o sistema de justiça dos EUA. MOVE é uma organização revolucionária criada nos EUA que luta para proteger toda a vida pela difusão de informações e de resistência contra os sistemas que prejudicam a vida.  Eram ativistas que lutavam contra o racismo e a favor de questões ambientais muito antes do mainstream assumir tais questões. Em suas palavras: “A palavra MOVE não é um acrônimo. Ela significa exatamente o que diz:…. Movimentar, trabalhar, gerar, ser ativo. Tudo que é vivo se move. Se não o fizesse, estaríamos estagnados, mortos. Movimento é o princípio da vida. ”  Por causa de sua postura inequívoca, o grupo têm sido constantemente perseguido pelo sistema. A perseguição passou de espancamentos para ataques armados, e depois para o bombardeamento de suas casas. 
A atividade acontece a partir das 19h no Bonobo, na Rua Castro Alves, nº101, em Porto Alegre, RS. ENTRADA FRANCA.
19h – Abertura e confraternização
20h – Exibição do documentário MOVE
20h50 – Início da roda de conversa